SOPA and PIPA : WTF ?

Oi, como vai você?

Se você, assim como eu, entrou na página inicial do WordPress e viu isso…

Ou no Google, e viu isso…

(…) e não entendeu nada, calma. Eu explico.

Tudo isso é um protesto contra algumas leis americanas anti-pirataria que estão tentando censurar algumas coisas da internet, e essas leis foram chamadas de SOPA (Stop Online Piracy Act) e PIPA, por isso alguns sites estão tendo essas espécies de “blackouts”.

O #SOPA propõe:

-Detentores de direitos autorais podem banir uso indevido de qualquer obra. (Ou seja, músicas e vídeos só serão assistidos e baixados sendo PAGOS).
-Páginas que divulgarem maneiras de burlar essas leis serão fechadas.
-Redes como Youtube, Facebook, Tumblr também estão incluídos.
-Serviços de pagamento não poderão fazer negociações com os infratores do SOPA, por exemplo o PayPal, talvez Mercado Pago, PagSeguro e tal.

Oposições ao #SOPA

-Navegadores como o Chrome e Firefox já tem versões para o SOPA, a extensão do Chrome mostra se o site que você está visitando está entre os apoiadores da lei. O Firefox já criou uma maneira de burlar os bloqueios.
-Grupo Anonymous anunciou operação de invadir sites importantes alertando os internautas sobre o assunto, mas nada foi confirmado ainda.
-Seis mil sites colocaram tarjas pretas para chamar a atenção do público sobre os efeitos da lei.

O site Wikipédia diz:

Por mais de uma década, nós, juntamente com outros milhões de voluntários por todo o mundo, contribuímos em centenas de línguas para a construção da Wikipédia.

Fizemos isso porque amamos compartilhar o conhecimento, e queremos que este chegue a todos. E só podemos fazer isso porque a internet é livre.

Entretanto, o Congresso dos Estados Unidos da América está a considerar duas propostas de lei que permitirão censurar e reprimir a maior comunidade livre do mundo.

Se as propostas de lei Stop Online Piracy Act (SOPA) ou aPreventing Real Online Threats to Economic Creativity and Theft of Intellectual Property Act (PROTECTIP) forem aprovadas, elas irão destruir a liberdade que possibilitou a Wikipédia ser o que ela é hoje.”

De acordo com o próprio artigo da Wikipédia sobre essas leis, eles afirmam que os opositores, até agora, são as empresas FacebookTwitterGoogleYahoo!LinkedInMozillaWikimediaZyngaAmazoneBayReddit4chan e 9GAG. Também organizações de direitos humanos, como Repórteres Sem Fronteiras e Human Rights Watch.

O Google diz em sua página que “Membros do governo estão fazendo o certo em procurar os piratas e falsificadores, mas as leis SOPA e PIPA não são a forma correta para se fazer isso”.

Inclusive, o Google Chrome, paraíso dos amantes de aplicativos, disponibilizou um aplicativo que avisa quando você está num site que corre risco de ser detido pelas leis.

Para maiores esclarecimentos, assista esse vídeo (em inglês, LEGENDADO):

Agora é só torcer para que os protestos acabem com essa palhaçada do governo americano.

Até logo, xx

Fontes:

Conteúdo Nerd

Blog Eita Preula

Anúncios

2 comentários sobre “SOPA and PIPA : WTF ?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s