Fotografia: Conceitos básicos {parte I}

Oi, como vai você?

Como eu terminei meu curso técnico (eu ouvi um “aleluia”?) tenho bastante tempo para fazer coisas que antes não podia. Uma dessas coisas eu resolvi fazer a poucos dias atrás: reunir alguns conhecimentos de fotografia que eu tenho em um caderno. Aí eu pensei: “e por que eu não compartilho isso no blog?”. Voilà! 

ISO: é a medida de sensibilidade do sensor a luz. Quanto maior o número ISO, maior a sensibilidade. A escala mais comum varia de 100 a 3.200 (quanto menor o número, menor a sensibilidade; quanto mais iluminado um ambiente, menor o número ISO deve ser).

Diafragma: é o dispositivo que define a abertura da lente e é composto por várias lâminas finas que ficam dentro dela. Sua função é controlar a quantidade de luz que passa pela lente para chegar ao sensor.

Abertura do Diafragma: Quanto mais aberto o diafragma, mas luz chega ao sensor. Para cada abertura existe um valor, que são chamados de “números f” ou “f-stop“.

Obturador: é o dispositivo que abre e fecha quando o disparador da câmera é acionado. Ele controla por quanto tempo o sensor vai ficar exposto a luz que passa pelo diafragma.

Velocidade do Obturador: quanto mais tempo o obturador ficar aberto, mais luz passa. A velocidade varia de 30 a 1/8000 segundos (sim, 1 segundinho dividido por 8000!). É controlando a velocidade do obturador que se pode por em prática a técnica do Light Painting (sobre a qual eu já postei AQUI)

Exposição: é a quantidade de luz usada para se formar uma foto. Para criar uma fotografia, a luz deve chegar ao sensor por um determinado tempo. Quanto mais tempo, mais clara é a foto. Se a foto ficar muito clara está superexposta e se estiver muito escura está subexposta.

Por enquanto é isso. Volto logo logo com mais alguns conceitos. Espero que tenham gostado. (:

Até logo (: xx

Anúncios

4 comentários sobre “Fotografia: Conceitos básicos {parte I}