Fotografia: Conceitos básicos {parte 2}

Oi, como vai você?

Como prometido, estou aqui com a segunda parte dos posts sobre conceitos básicos de fotografia. Vamos lá.

 

Distância focal: também conhecido como “zoom”. Define o campo de visão de uma lente e é medida em milímetros por ser a distância do centro óptico da lente até o sensor. Quanto mais milímetros, menor é o ângulo de visão da lente. 

 

Profundidade de campo: também chamado de DOF (Depth of Field), é o que define quais áreas da foto e o quanto vão estar em foco ou desfoque. O foco pode ser automático (eca :B Mas na hora da pressa pode ser útil, não vou negar…) ou manual (♥). “Grande profundidade” quer dizer que a maior parte ou todos os elementos de um cenário vão estar em foco e “pequena profundidade” quer dizer que apenas um ou poucos elementos estão em foco. O que influencia na profundidade de campo é o diafragma (se a abertura for muito grande, como f/2.8, a profundidade é pequena), a distância do assunto da foto (quanto mais próximo, menor a profundidade) e a distância focal (quanto mais zoom, menos profundidade).

Foto: Glogster

 

Regra dos Terços: é, basicamente, uma regra de enquadramento. Nessa regra, o visor da câmera é divido em um retângulo de 3×3, como um jogo da velha. O intuito é colocar o assunto da foto em uma dessas divisões ou em cima das linhas de divisão.

 

Balanço de Brancos: ou WB (White Balance) é a configuração que nos permite obter cores o mais fiéis possíveis da realidade baseado na fonte de luz utilizada. Conforme a luz ilumina um cenário, as cores fica diferente dos que vemos com nossos olhos por causa da temperatura da cor (que é medida em Kelvin, aquela unidade de medida que você já estou em Física e odiava converter para Celsius ou Fahreinheit… Termometria!). Para a câmera, tanto faz se você tirar uma foto no sol ou a noite, dentro do seu quarto de lâmpada amarelada: ela não tem noção de cores. Existe um modo para que o Balanço de Brancos seja corrigido, que é com o ColorChecker, mas custa um precinho meio salgado: U$$100,00. Para quem quiser uma solução caseira, é só vir AQUI.

 

Por enquanto é isso. Volto logo com mais posts nessa tag. 😉

 

Até logo (: xx

 

Anúncios

Um comentário sobre “Fotografia: Conceitos básicos {parte 2}

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s