Organização: Bullet Journal

Oi, como vai você?

Hoje eu descobri um método de organização incrível e ele se chama Bullet Journal. “É um sistema analógico para a era digital que irá ajudá-lo a organizar o presente, registrar o passado e planejar o futuro.” Foi criado por um designer chamado Rydder Carroll e é completamente adaptável as necessidades de cada um.

1

 

O vídeo abaixo explica como o método funciona.

 

Para quem não se dá muito bem com inglês, vou explicar usando as informações do vídeo e do site.

Index Page: A primeira coisa a se fazer é criar a “Index“. Ela será a primeira página e basicamente um sumário para o seu Bullet Journal, já que todas as páginas devem ser numeradas. Isso é feito para simplificar sua vida, pois, dessa forma, você não irá precisar ficar procurando página por página cada vez que quiser encontrar algo.

Index

 

Monthly Calendar: É o Calendário Mensal. Você deve colocar o nome do mês nas próximas duas páginas. Na primeira, você escreve em forma de lista todos os dias do mês (e ao lado de cada dia você coloca a inicial do dia da semana correspondente… se achar necessário). Na segunda, você listará seus principais objetivos e tarefas do mês e todos devem ser antecedidas de uma checkbox (o quadradinho; você deve pintá-los quando a tarefa for cumprida) , em que você marcará o que foi feito ou não.

3

 

Daily Calendar: É o Calendário Diário. Nele, você colocará coisas relacionadas ao seu dia e essas coisas se dividem em Tasks (tarefas), Events (tudo o que tiver data marcada, como um compromisso ou o aniversário de alguém) e Notes (anotações gerais: coisas que você não pode esquecer, ideias etc.). As Tasks são antecedidas de checkboxes (os quadradinhos; você deve pintá-los quando a tarefa for cumprida), os Events são antecedidos de círculos vazios e as Notes são antecedidas por um pontinho (assim como vocês podem ver na imagem abaixo). Isso faz com que você identifique automaticamente que tipo de informação é aquela. Se a informação não for mais útil (ou seja: se a tarefa não tem mais que ser cumprida, se o compromisso foi cancelado…) é só riscá-la.

 

O próximo mês: ele é feito exatamente como a explicação acima, a diferença é só uma: lembra da página em que você coloca os objetivos do mês? Os objetivos do mês anterior que não foram mas ainda devem ser cumpridos tem de ser acrescentados a lista de objetivos do mês seguinte. P.S.: se o objetivo do mês anterior não precisa mais ser cumprido, é só riscá-lo.

 

Collections: Muitas vezes você vai perceber que algumas Tasks do seu Bullet Journal tem o mesmo “tema” (por exemplo: livros que você quer/precisa ler, coisas que você quer/precisa comprar, sonhos, ideias…). Ao invés de colocar no seu Daily Calendar, é só ir para uma página nova e criar uma lista para essas tarefas de mesmo tema. Abaixo, como exemplo, você pode ver uma lista de compras e uma lista para planejar uma viagem.

4

 

– Você deve estar com seu Bullet Journal o tempo todo para que ele seja eficaz.

– Você pode classificar suas Tarefas/Compromissos/Anotações com marcadores: coloque uma estrela para itens de prioridade máxima, um olho para itens sobre os quais você precisa pesquisar e um ponto de exclamação para ideias.

Tudo nesse método pode ser adaptado da maneira que você desejar. Os símbolos utilizados podem ser diferentes, você pode adicionar algum diferencial de outro método de organização etc. . O Bullet Journal foi feito para se adaptar a você, e não o contrário.

Organização deve ser uma coisa simples. Você não se tornará organizado de um dia para o outro; a mudança vem aos poucos, mas é muito eficaz e com certeza aumentará sua produtividade.

 

Espero que tenham gostado. Qualquer dúvida, é só perguntar ali nos comentários. 😀

 

Até logo (: xx

Anúncios

9 comentários sobre “Organização: Bullet Journal

    • Eu estou maravilhada com esse método de organização, Ana! Eu também usei o Caderno GTD no ano passado, mas também não funcionou tão bem comigo. Espero que você consiga usar o Bullet, é incrível!
      Beijos, obrigada pela visita. ♥

  1. Pingback: Utilizando o Bullet Journal | Talita Oliveira

  2. Tentei o GTD, evernote e Gcal mas as vezes ficava sem bateria ou sem sinal de internet (4G não funciona essas maravilhas aqui no RJ rsrs) então encontrei o Bullet Journal mas ainda estou procurando dicas para me adaptar melhor, adorei teu post, vi teu comentário no blog da Thais. Obrigada pelo Post, se tiver mais dicas adoraria saber!! bJS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s