Sobre uma campanha de mau gosto, Paralimpíadas e representatividade

Muito se fala sobre representatividade atualmente, mas esse termo muitas vezes é levado como algo de esquerda, feminista, pão com mortadela ou sei lá mais o que costumam falar por aí, então muita gente simplesmente ignora, sem refletir sobre o que isso significa.

Representatividade é o que faltou na peça publicitária feita para uma certa revista por uma certa agência. Os Jogos Paralímpicos estão aí e de todas as formas possíveis para homenagear um momento tão importante para o esporte, para os atletas e para o país, essa foi a escolhida: uma montagem com o rosto de famosos no corpo de atletas paralímpicos. Gente. G E N T E. Sério. Sério?

Reaction GIF: eye roll, are you kidding me?, despair, Krysten Ritter, Don't Trust the B---- in Apartment 23

O que me confortou um pouco foi ver a repercussão negativa que isso gerou nas redes sociais e o quão pasmas as pessoas estão por ter visto algo de tamanho mau gosto (mas agora imagina se as pessoas descobrissem que isso acontece com negros, gordos o tempo todo… imagine all the ‘pipou’?). Com tantos atletas, atores, modelos portadores de deficiências, a única opção realmente era o rosto de gente famosa? Por que? Por que é mais rentável? Por que é mais “bonito”? Por que é o padrão? Juro que isso até pode ser explicável, mas nunca vai fazer sentido na minha cabeça. Não preciso nem falar sobre a decepção que tive ao ver uma atriz que eu gosto tanto se submetendo a isso. Rolou uma mancada geral em todos os aspectos possíveis disso. Acho que a pessoa que aprovou a campanha não deve estar muito feliz no momento.

Espero que isso abra os olhos das pessoas para o que a representatividade realmente significa e o quão importante é. Espero que as pessoas entendam que essa sensação é a mesma que uma criança negra tem quando não vê nas prateleiras de uma loja um boneco(a) que a represente, a mesma sensação que uma pessoa gorda tem por viver em um mundo cheio de padrões estéticos e a mesma sensação que um/uma LGBT tem quando só vê que campanhas hétero no dia dos namorados/pais/mães. Espero que vejam que não é legal, não é bonito, não é vendável e que REPRESENTATIVADE IMPORTA SIM.

Não vou e nem sou obrigada a colocar aquela imagem no meu blog. Quem quiser ver a  peça e a matéria, pode clicar NESSE LINK ou em qualquer um dos 634541374 links que eu tenho certeza que estão rolando na sua timeline criticando isso tudo.

Seguem anexas mais imagens que definem meu atual estado de espírito:

Reaction GIF: eye roll, are you kidding me?, Daniel Radcliffe, Harry Potter

Resultado de imagem para rolling eyes gif

Resultado de imagem para rolling eyes gif

Reaction GIF: despair, eye roll, Robert Downey Jr.

Deixe um comentário

